Publicações

Novembro Azul: diagnóstico precoce do câncer de próstata e tecnologia à favor da vida

O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens no Brasil, com estimativa de mais de 71 mil novos casos anuais entre 2023 e 2025, segundo o INCA. Apesar de ser a segunda causa de morte por câncer no público masculino, atrás apenas do câncer de pulmão, quando diagnosticado precocemente, o câncer de próstata tem altas taxas de cura e o tratamento é muito mais eficaz.

O diagnóstico precoce começa com exames básicos, como o toque retal e o PSA (antígeno prostático específico). Quando esses exames indicam alterações, pode ser necessária a realização de uma biópsia de próstata, que permite a confirmação do diagnóstico. No CRD Medicina Diagnóstica, esse exame é realizado com o que há de mais moderno na área: a biópsia de próstata transperineal com fusão das imagens da ressonância magnética, uma técnica mais segura, precisa e direcionada.

Essa tecnologia permite que o médico identifique e colete amostras de áreas mais suspeitas, aumentando significativamente a assertividade do diagnóstico e reduzindo o risco de complicações. “É fundamental que o homem perca o medo de cuidar da saúde. O câncer de próstata tem altas chances de cura quando diagnosticado precocemente”, destaca o Dr. Bernardo Barreira, médico urologista do CRD e professor no Hospital das Clínicas da UFG.

O CRD também oferece Ultrassonografia de Abdome Total, que pode identificar alterações no tamanho e no volume da próstata, auxiliando na avaliação de condições benignas e malignas.

Com funcionamento 24 horas por dia, sete dias por semana, equipe altamente qualificada e equipamentos de última geração, o CRD reafirma seu compromisso com a saúde do homem, oferecendo diagnósticos rápidos, seguros e de excelência.

Neste Novembro Azul, cuide de você. Faça seus exames e incentive outros homens a fazerem o mesmo.

Quer encontrar
um novo objetivo
em sua carreira?

CRD – Ensino e Pesquisa

Seja um profissional de sucesso.

Publicações