Publicações

Dia Mundial do Coração: mulheres precisam ficar atentas, pois nelas a doença é mais silenciosa

No dia 29 de setembro, é comemorado o Dia Mundial do Coração. Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil, a cada dois minutos morre uma pessoa devido a uma enfermidade cardiovascular. Ainda segundo a entidade, de 2013 para cá, episódios de infarto entre adultos com até 30 anos subiram 13%. “Este aumento é reflexo, principalmente, de hábitos não saudáveis como tabagismo, estresse, colesterol alto, diabetes, obesidade e hipertensão, além de histórico familiar”, afirma o cardiologista Arthur Pipolo.

Segundo o especialista, ao contrário do que muitos pensam, o check up cardiológico é mandatório após os 35 anos e não apenas em idosos. “Pacientes com diabetes, pressão alta e alterações no colesterol devem realizar consultas de rotina com o cardiologista logo no início da vida adulta, em torno dos 20 anos”, esclarece.

Membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e integrante do corpo clínico do CRD – Medicina Diagnóstica, Arthur Pipolo afirma que, pela avaliação clínica e alguns exames, doenças podem ser descobertas e o tratamento iniciado precocemente, antes de complicações acontecerem. Um grande exemplo, segundo o especialista, é o teste da esteira, que é simples e realizado rapidamente podendo diagnosticar problemas graves do coração como o infarto.

Segundo o médico cardiologista ainda, as mulheres com as atribuições adquiridas nos últimos 30 anos, tem se tornado alvo fácil das doenças cardiovasculares. Além do mais, nelas é mais grave, elas infartam mais proporcionalmente aos homens, infartam com maior recorrência após os 50 anos e ainda demoram mais a pedir ajuda. Ele ressalta ainda que os sintomas são diferentes nos dois sexos, por isso se cuidar com atitudes preventivas ainda é a melhor solução.

Quer encontrar
um novo objetivo
em sua carreira?

CRD – Ensino e Pesquisa

Seja um profissional de sucesso.

Clínica especialista em exames diagnóstico por imagem. A qualidade faz parte do nosso DNA.

Contato

Localização

Av. Paranaíba, Nº 640, ST. Central, Goiânia – GO – Cep: 74020-010.

Diretor Técnico:

Dr. Renato T. Daher

CRM-GO: 12.249

Funcionamento

24 horas

Todos os dias da semana, inclusive feriados.

CRD – CENTRO DE RECURSOS DIAGNOSTICOS LTDA .CNPJ: 01.586.380/0001-50

Redes sociais