Publicações

Dor de dente: tomografia de alta resolução auxilia no diagnóstico das causas

Tomografia odontológica é indicada para identificar a causa da dor de dente

Você já perdeu uma noite de sono por causa de dor de dente? Esse é um problema que todo mundo já teve, pelo menos uma vez na vida. Mas, descobrir o motivo deste incômodo  pode ser um desafio para a equipe odontológica.

Existem vários motivos que causam dor de dente, pode ser uma cárie, hipersensibilidade, traumatismo dentário, entre outros. Os exames de imagem específicos e aprofundados de toda a estrutura bucal, auxiliam no diagnóstico, como por exemplo a tomografia odontológica.

De acordo com a cirurgiã dentista, Dra. Tessa Botelho, Pós-doutora em Odontologia com ênfase em Diagnóstico Bucal, uma das principais causas da dor de dente é a fratura radicular.

Ela pode ser provocada pelo traumatismo dentário, pela instalação de pinos intrarradiculares pela força excessiva durante a mastigação ou até mesmo bruxismo. 

A fratura radicular é caracterizada pelo rompimento ou quebra das estruturas duras da raiz do dente. Ela representa 10,9% das causas de extrações dentárias. Dentre os sintomas estão dor, mobilidade dentária, perda óssea e sensibilidade ao toque. 

“É um desafio para a odontologia a detecção de fraturas radiculares sem deslocamento evidente dos fragmentos ou mobilidade dentária. Na maioria destes casos, o diagnóstico só é alcançado após a combinação dos sinais clínicos e radiográficos”, comenta a Dra. Tessa Botelho.

Tomografia odontológica para diagnosticar dor de dente

Atualmente existem exames de imagem, que auxiliam no diagnóstico de dores de dente como as que ocorrem na fratura radicular. A tomografia odontológica é um destes aparelhos, que contribui principalmente porque possui alta qualidade na resolução de imagens.

Atualmente, a tomografia odontológica de alta resolução ou de pequenos volumes como o equipamento Morita X800, é considerada o melhor tomógrafo odontológico.

Este exame realiza cortes milimétricos de estruturas dentárias ou ósseas, permitindo assim avaliações extremamente precisas de possíveis alterações que dificilmente seriam identificadas em radiografias ou tomografias convencionais.

De acordo com a Dra. Tessa, a tecnologia do equipamento, permite a reprodução da imagem tridimensional dos tecidos mineralizados bucofaciais, como ossos e dentes, com máximo de detalhes e com dose de radiação reduzida em comparação à tomografia tradicional (tomografia médica).

Ou seja, isso significa que em média, o paciente está de  1,3% a 6,4% da dose de exposição à radiação, de uma tomografia médica de face.

“Com a Tomografia Odontológica de Alta Resolução é possível a identificação específica e precoce das causas de problemas dentários persistentes, não diagnosticados em outros métodos de exames e ainda sob baixíssima dose de exposição”, finaliza.

Em Goiás, você pode fazer a Tomografia Odontológica no CRD – Medicina Diagnóstica. Está com dor de dente e quer descobrir a causa desse problema? Clique aqui para agendar o seu exame de imagem no CRD.

 

Quer encontrar
um novo objetivo
em sua carreira?

CRD – Ensino e Pesquisa

Seja um profissional de sucesso.

Clínica especialista em exames diagnóstico por imagem. A qualidade faz parte do nosso DNA.

Contato

Localização

Av. Paranaíba, Nº 640, ST. Central, Goiânia – GO – Cep: 74020-010.

Funcionamento

24 horas

Todos os dias da semana, inclusive feriados.

CNPJ: 01.586.380/0001-50

Redes sociais