Publicações

Pós-Covid pode causar sequelas que apontam para doenças neurológicas e mentais

Uma em cada três pessoas que foram infectadas pelo coronavírus recebe um diagnóstico que aponta para sequelas de alguma doença neurológica ou psiquiátrica, até seis meses depois de ter covid-19.

Essa descoberta sobre o impacto do pós-Covid sua relação com as doenças neurológicas e mentais, foi feita através de um estudo do setor de psiquiatria da revista científica The Lancet.

Em síntese, a pesquisa aponta que os quadros mentais mais presentes foram ansiedade (17% das pessoas), transtornos de humor (14%), abuso de substâncias controladas (7%) e insônia (5%).

Contudo, apesar de menos comuns, as doenças neurológicas também são sequelas da COVID-19. As mais encontradas na pesquisa foram: AVC (acidente vascular cerebral) isquêmico (2,1%), demência (0,7%) e hemorragia cerebral (0,6%).

Atenção às alterações pós-Covid

O médico neurologista Rodrigo de Souza Castro explica que, conforme a pesquisa, as incidências eram maiores em pacientes que necessitaram de hospitalização e, notadamente, naqueles que exigiram admissão na UTI ou desenvolveram encefalopatia.

Rodrigo afirma que as alterações foram vistas mesmo nos pacientes que não tinham fatores de risco como idade, doença cerebrovascular prévia e outros.

O neurologista explica ainda, que diante da alta incidência, para as pessoas que já tiveram Covid, é aconselhável procurar um especialista para averiguar se existe ou não alguma sequela, frisa Rodrigo Castro.

Ainda segundo Rodrigo, é de suma importância a consulta com um Neurologista e/ou Psiquiatra para investigar um possível acometimento de sintomas neuropsiquiátricos pós infecção pelo Covid-19.

Estado emocional

É importante ressaltar que mesmo após a recuperação hospitalar, alguns dos sintomas tanto neurológicos, quanto mentais, podem persistir por meses e até por anos.

Antes de mais nada, tanto os pacientes do pós-Covid, quanto os familiares devem estar atentos a possíveis alterações, principalmente os que estão ligados aos impactos no estado emocional e neurológico.

O neurologista Rodrigo Castro relata que os exames de imagem podem auxiliar na comprovação diagnóstica de doenças cerebrovasculares e quadros neurodegenerativos que venham a ocorrer aos pacientes pós-Covid. Isso vai depender principalmente da suspeita clínica estabelecida pelo Neurologista que o acompanha.

Por fim, é viável que sejam realizadas, rotineiramente, avaliações em pacientes pós-Covid, com o intuito de diagnosticar possíveis condições psiquiátricas iniciais. 

Essa é uma forma de monitorar a evolução do paciente e reduzir consequências que podem ser significativas.

 

Quer encontrar
um novo objetivo
em sua carreira?

CRD – Ensino e Pesquisa

Seja um profissional de sucesso.

Clínica especialista em exames diagnóstico por imagem. A qualidade faz parte do nosso DNA.

Contato

Localização

Av. Paranaíba, Nº 640, ST. Central, Goiânia – GO – Cep: 74020-010.

Diretor Técnico:

Dr. Renato T. Daher

CRM-GO: 12.249

Funcionamento

24 horas

Todos os dias da semana, inclusive feriados.

CRD – CENTRO DE RECURSOS DIAGNOSTICOS LTDA .CNPJ: 01.586.380/0001-50

Redes sociais