Publicações

AVC isquêmico: sinais de alerta e diagnóstico por meio de exames de imagem

Causado mais frequentemente por coágulos sanguíneos ou estreitamento dos vasos que irrigam o cérebro, o AVC isquêmico é uma emergência e exige atenção urgente de um médico.

Sendo o tipo mais comum de derrame cerebral, a probabilidade aumenta com a idade e o tratamento imediato reduz os riscos de danos cerebrais.

Entre os sintomas mais comuns, temos face caída, fraqueza corporal, fala arrastada ou perda de qualquer outra função controlada pelo cérebro.

 Agora, sendo o mesmo uma das principais causas de incapacitação e morte no mundo, segundo o Ministério da Saúde, você saberia identificar os sinais de alerta de um?

O que é AVC Isquêmico?

O AVC isquêmico, conhecido popularmente por derrame ou isquemia cerebral, é uma condição de saúde perigosa que ocorre quando há um bloqueio em uma das artérias que fornecem sangue ao cérebro.

Isso pode reduzir o fluxo sanguíneo e o oxigênio levado ao mesmo, causando danos ou morte das células cerebrais. 

Caso a circulação não for recuperada rapidamente, o dano pode ser permanente. Por isso, o reconhecimento dos sinais de alerta e encaminhamento rápido ao atendimento médico são fundamentais para salvar a vida e evitar sequelas.

O que causa o AVC Isquêmico?

Geralmente, o AVC isquêmico é causado por um coágulo sanguíneo que obstrui um vaso sanguíneo no cérebro.

Esse pode se formar em algum lugar do corpo, como nas pernas ou no coração, e viajar pela corrente sanguínea até o cérebro, onde fica preso e impede que o sangue passe. 

Neste caso, o derrame é chamado de derrame embólico

Outra causa é a estenose ou estreitamento da artéria, denominada de acidente vascular cerebral trombótico, que causa da aterosclerose, uma doença que ocorre pelo acúmulo de gorduras, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias.

Além disso, existem diversos fatores riscos não citados, como hipertensão, diabetes tipo 2, colesterol alto, tabagismo, uso excessivo de álcool, idade avançada, sedentarismo, uso de drogas ilícitas, histórico familiar, ser do sexo masculino e outros.

 6 Sinais de alerta do AVC Isquêmico

  • Dificuldade para falar e entender o que outros estão falando;
  • Paralisia ou dormência no rosto, braço ou perna, em apenas um lado do corpo;
  • Dor de cabeça súbita e intensa;
  • Tontura que pode ser acompanhada por vômitos;
  • Perda da coordenação motora;
  • Visão turva ou perda de visão em um ou ambos os olhos.

Em vista disso, procure atendimento médico imediatamente se notar quaisquer sintomas de um AVC isquêmico, mesmo que pareçam ir e vir ou que desapareçam completamente. 

Faça o teste SAMU

Uma das maneiras de identificar rapidamente o AVC isquêmico é por meio do teste SAMU

  • Rosto: peça para a pessoa sorrir. Ela apresenta um dos lados do rosto caído?
  • Braços: peça à pessoa para mover os braços. Ela não consegue levantar ou mover o braço?
  • Discurso: peça à pessoa para repetir uma frase simples ou cantar o trecho de uma música. Ela apresenta fala arrastada ou estranha?
  • Urgente: chame uma ambulância ou leve a pessoa ao pronto atendimento mais próximo.

 Exames de imagem e diagnóstico

O diagnóstico do AVC isquêmico é feito com base na avaliação clínica, nos sintomas apresentados pelo paciente e nos exames complementares de diagnóstico por imagem.

Como o tempo de entrada no setor de emergência até a confirmação pelo mesmo precisa ser o mais curto possível, geralmente, o exame de tomografia computadorizada (TC) do crânio é o mais solicitado.

Em casos de emergência, o procedimento em questão pode ficar pronto em poucos minutos e os resultados rápidos permitem que o médico visualize imagens internas da cabeça em alta resolução, auxiliando, na maioria dos casos, a identificar se a lesão foi causada por falta de sangue (isquemia) ou por sangramento (hemorragia) 

O profissional responsável também pode solicitar uma ressonância magnética (RM), que permite a visualização detalhada dos vasos sanguíneos e possibilita verificar o tamanho e a localização da região afetada muito rapidamente.

Por fim, pode ser feito também uma ultrassonografia das artérias vertebrais e das carótidas (ecografia) para estudar o interior das artérias, e uma angiotomografia das artérias do pescoço e do cérebro, para avaliar obstruções do fluxo sanguíneo arterial para o cérebro.

Gostou do nosso conteúdo? Esperamos ter ajudado você a entender melhor sobre o AVC isquêmico e os seus sinais de alerta

Nós, do CRD Medicina Diagnóstica, temos como missão oferecer um serviço de qualidade, humanizado e acolhedor, em todas as etapas do atendimento.

Por isso que, aqui você encontra exames de imagem, atendimento médico em diversas especialidades e diversos procedimentos laboratoriais.

Entre em contato e realize o seu agendamento conosco clicando aqui

Quer encontrar
um novo objetivo
em sua carreira?

CRD – Ensino e Pesquisa

Seja um profissional de sucesso.

Publicações

Clínica especialista em exames diagnóstico por imagem. A qualidade faz parte do nosso DNA.

Contato

Localização

Av. Paranaíba, Nº 640, ST. Central, Goiânia – GO – Cep: 74020-010.

Diretor Técnico:

Dr. Renato T. Daher

CRM-GO: 12.249

Funcionamento

24 horas

Todos os dias da semana, inclusive feriados.

CRD – CENTRO DE RECURSOS DIAGNOSTICOS LTDA .CNPJ: 01.586.380/0001-50

Redes sociais